domingo, 14 de outubro de 2007

Review/Resenha: Gambling With The Devil - Helloween


"Jogando" com o demônio. Talvez essa seja a tradução mais próxima do novo trabalho do Helloween. E pra começar, vou logo dizendo: que trabalho! O Helloween conseguiu nos apresentar um álbum consistente e que nos faz esquecer ainda mais que um dia houve um ser interplanetário chamado Michael Kiske.

-> O quê? Já vão começar as comparações?
Calma, calma. Eu me sinto na obrigação de dizer isso porque esse é meu primeiro review do Helloween. Em algum momento da minha vida eu tinha que disparar: há fãs que pararam no tempo e ainda esperam que a banda mais Happy Happy do metal continue fazendo o que já fizeram (muito bem) entre 20 e 15 anos atrás. E pior, ainda sonham com a volta do Kiske! O Michael Careca Kiske já abandonou o metal faz anos. Mas que eu deixe claro: eu simplesmente adoro os vocais dele, mas, acho que já deu o que tinha que dar no Helloween. Fica na lembrança. Boas lembranças.

-> Pois bem, e o novo álbum?
Passado meu pequeno desabafo, vamos ao que interessa. Li por aí que o Gambling With The Devil lembra muito o The Dark Ride (2000). Ótimo! O TDR é o meu álbum preferido da fase Deris. Tenho a impressão que vai perder esse posto... Falando no Andi, tenho que enfatizar: o cara está cantando muito. O Deris tem seu estilo próprio, já é lugar comum falar que ele não é cantor pra ficar dando "agudinhos". Seu vocal é agressivo quando necessário e extremamente original na minha opinião. Foge totalmente dos padrões dos vocalistas de meio mundo de bandas de Power Metal. O resto da banda mantém seus talentos peculiares. Não tenho competência para falar em questões técnicas, mas acho que os instrumentistas cumprem seu papel muito bem, em nenhum momento deixam a desejar. Que Roland Grapow, Kai Hansen e companhia continuem em suas respectivas bandas.

-> Meu amigo, quero saber das músicas!
Ok, ok. Vamos lá. Temos logo no início a introdução Crack The Riddle com o vocalista do Saxon, Biff Byford. O cara faz uma narração e nos leva ao ambiente meio "dark" do início do álbum. Talvez esteja aí nesse ambiente as semelhanças com o The Dark Ride. Após a introdução temos Kill It. A pancadaria rola solta, e temos a impressão de estar revisitando a música Push do já clássico Better Than Raw, só que numa versão mais inspirada. The Saints pra mim é um dos pontos altos do CD. Sim, sua estrutura é batida (introdução longa, ponte, refrão pegajoso, etc), mas nos faz lembrar de como tem que ser feita uma música verdadeiramente Power. As Long As I Fall talvez seja o momento mais pop do disco. Nem por isso deixa de ser uma boa música. Mas ainda prefiro If I Could Fly xD. A pegada continua com Paint A New World, Final Fortune e The Bells Of The Seven Hells. Essa última faz lembrar um pouco das épicas do útlimo álbum, The King For A 1000 Years e Occasion Avenue. Final Fortune é empolgante. O disco segue com Fallen To Pieces. É praticamente uma balada, da qual no ínicio não gostei muito. Porém, sendo a música boa ou ruim, me peguei solfejando-a hehe. IME é mais direta e Hard, disseram por aí que é chupada do Metallica. Vai saber... Temos após IME o bom e velho Happy Happy Helloween com Can Do It. Destaque mais uma vez para os vocais de Deris. O GWTD chega quase no fim com Dreambound, composição do guitarrista Sacha. Coloquem esse cara pra fazer mais músicas! Pra acabar, podemos desfrutar a ótima Heaven Tells No Lies. Tem uma parte na letra que é praticamente uma homenagem a the Number Of The Beast (não preciso dizer de quem): "I'll return, I'll be back!".

-> Sim, qual a conclusão disso tudo?
A conclusão é que Gambling With The Devil é com certeza um dos destaques do ano. Após mais de vinte anos de carreira, passando por poucas e boas, o Helloween nos mostra um horizonte ainda recheado de bons trabalhos em meio a esse quase marasmo que é o Power Metal atual. A fase Deris já não deve mais em nada a fase Kiske, diria que às vezes parecem duas bandas diferentes. É o velho e o novo cada vez mais se distanciando. Mas ainda queremos que as canções dos Keepers clássicos ainda continuem sendo tocadas ao vivo, e que a brincadeira com o Diabo continue!

Faixas DO METAL: Kill It, The Saints, Final Fortune, Dreambound

Tracklist:
01.Crack the Riddle (Intro)" 0:52
02.Kill It" (Deris) 4:13
03.The Saints" (Weikath) 7:06
04.As Long As I Fall" (Deris) 3:41
05.Paint a New World" (Gerstner/Weikath) 4:27
06.Final Fortune" (Grosskopf) 4:46
07.The Bells of the 7 Hells" (Deris) 5:22
08.Fallen to Pieces" (Deris) 5:52
09.I.M.E." (Deris) 3:46
10.Can Do It" (Weikath) 4:30
12.Heaven Tells No Lies" (Grosskopf) 6:56
Anderson TS

5 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom cara, aproveito pra fazer meu jabé tambem rsrrs:
Sou de Porto Alegre e tenho um programa de rádio e um blog sobre entretenimento, que por sinal tem uma resenha do novo das abóboras, dá uma conferida. Abraço
www.zfantasma.blogspot.com

Anônimo disse...

Bele post. Tenho opinioes bem parecidas com as suas.

Anônimo disse...

estou começando a ouvir o cd agora, realmente até agora, está muito bom mesmo, depois eu posto meu cometario final, falou.

Unknown disse...

Mto massa esse teu bolg
Ameeeei andisuu
^^

Anônimo disse...

Pô, cara! Gostaria de ver uma resenha sobre "Dark Passion Play", último trabalho dos finlandeses do Nightwish. Sou grande fã da banda e curti muito o blog, gostaria de ver a opinião de vocês sobre a Anette Olzon, a saída de Tarja, e tudo mais. Amei a resenha do Gambling, paguei um pau mesmo. Falou, valeu, parabéns a todos!